O Guia de Estudos para programadores iniciantes

Categoria: misc

Imagem animada de fundo

O Guia de Estudos para programadores iniciantes

Como estudar tudo isso? Como acompanhar tanta informação? Um pouco da minha experiência e dicas.

Flor de lótus Evolve

Estradas com várias opções de caminhos para seguir

Há aproximadamente 4 anos, me deparei com o imenso universo da programação, acompanhado de toneladas de informações espalhadas e fragmentadas pela internet. Não sou um DEV Sênior ou algum instrutor famoso com dezenas de palestras e cursos, mas se eu tivesse lido uma publicação como essa, teria aproveitado meu tempo e dinheiro de uma maneira muito melhor.

Geralmente ao nos voltarmos para um novo assunto, a primeira coisa que fazemos é buscar caminhos. No meu caso, entrei em diversos grupos do Facebook e perguntava coisas como: “O que devo estudar primeiro?” ou “Quais as melhores linguagens de programação”. Como resposta, obtive dezenas de opiniões, cada uma me dizendo para estudar uma coisa diferente. Como estudar tudo isso? Como acompanhar tanta informação? Não há uma resposta exata para isso, mas por meio deste, darei algumas dicas muito úteis e garanto que a prática destas o levará para um melhor exercício do auto-didatismo e um melhor norte. Chega de enrolação, bora para a parte prática!

Tenha uma noção geral sobre as áreas da programação

De uma geral sobre as diversas áreas da programação, para assim decidir (ou pelo menos se aproximar o máximo possível) o que você tem mais afinidade e quer de fato seguir. Isto vai evitar que você esteja no meio dos seus estudos sobre uma determinada área e de repente mude para outra. Conhecimento nunca é demais, mas caso você tenha uma certa pressa para conseguir um estágio ou já estar trabalhando, isto vai atrasar a sua caminhada.

Não tem ideia de como começar esse primeiro passo? De uma pesquisada sobre o que é e o que é trabalhado em áreas como: banco de dados, desenvolvimento web(e suas ramificações Back-end, Front-end & Full-stack), desenvolvimento mobile, desenvolvimento de software etc…

Trace seu caminho e confie nas suas escolhas

Pesquise a fundo sobre a área que mais se identificou, entenda o que você precisa saber para ingressar na área, sejam técnicas ou linguagens de programação. Desenhe um caminho com os resultados que você encontrou na sua pesquisa, comece pelas bases e vá evoluindo em direção à conceitos cada vez mais avançados.

Pare de buscar respostas demais nas outras pessoas! Quem realmente sabe o que você quer, suas aspirações, projeções e particularidades é você, não o cara do fórum ou do grupo do Facebook te mandando estudar mil coisas. Pratique a autonomia de conseguir respostas por meio da pesquisa.

Um roadmap que me ajudou muito na área de desenvolvimento WEB e que você pode usar como exemplo no desenvolvimento do seu: https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap.

Organize seu método de estudo e estipule metas

Identifique um método de estudo que facilite seu aprendizado e quais horários você fixa melhor o conteúdo que estudou. O importante é se conhecer e trabalhar consigo mesmo.

Existem plataformas de aprendizados online, com Udemy, Alura, TreinaWeb, DevMedia e muitas outras, as quais facilitam muito a sua organização. Se você não pode ou não quer investir nesse tipo de curso, ainda existe muito conteúdo grátis: livros, artigos e até videos equivalentes ou superiores aos cursos mais caros, no youtube. O importante é, nessa fase inicial, não se jogar em tudo que você encontrar. Foque em uma coisa de cada vez. Isso, vai facilitar o seu entendimento, tendo apenas contato com um método didático de cada vez, evitando um bombardeamento de informações.

Estipule metas para sair da zona de conforto, por exemplo: Em 2 semanas terei acabado os estudos sobre esse tema, na 3 semana praticarei o que aprendi e na 4 semana começarei um assunto novo. Isso estimula o auto-desafio e evita a procrastinação. Você também pode lhe conceder prêmios para cada desafio cumprido.

Foque na sua capacidade de aprender e não de fazer

Por mais que você tenha estudado e esteja preparado para começar sua carreira, aparecerão muitos obstáculos na sua vida profissional, coisas que você não imagina como fazer. Nesses momentos, se fará muito mais importante a sua habilidade de aprender, do que a de por em prática conhecimentos estáticos.

Eu sempre digo, que um dos pilares de um bom programador é a maturidade de conseguir enfrentar um problema(que é o que mais tem na programação), ou começar algo que inicialmente você não faz ideia como desenvolver sem “entrar em pânico”. Por meio da pesquisa, confie que você pode fazer o que quiser, algumas coisas podem ser mais trabalhosas e demorarão um pouco mais para aprender, mas você é capaz. Tenha auto-confiança e segurança nisso. Não se sinta um intruso na sua própria área.

Você não precisa saber tudo!

Sabe aquela tecnologia que está todo mundo falando sobre e você se sente obrigado a saber? Você não precisa se sentir ansioso por que você ainda não chegou nessa parte, você vai chegar lá! Se preocupe em construir bases sólidas e dominá-las, é isso que vai te tornar um bom programador. Tendo uma lógica de programação sólida por exemplo, você escreve em qualquer linguagem, basta entender suas peculiaridades.

A ansiedade é inimiga do aprendizado, estudar uma coisa mais avançada sem ter uma boa base sobre o mais simples vai te fazer perder tempo, atrasando o andamento do seu roadmap, pois uma hora você vai ter que voltar para aquilo que faltou. Além de te fazer se sentir burro pra car#@%!

No meu caso, passei muita ansiedade e me sentia sempre inferior a outros programadores que trabalhavam com tecnologias as quais pareciam ser mega complexas. Quer saber a verdade? Geralmente não são nada de mais, nós temos o costume de exaltar o desconhecido, mas no final, quando você começa a estuda-las, vê que é fácil e inclusive começa a tratar aquilo como algo banal.

Tudo que escrevi acima, são idéias que concluí analisando experiências e vivências minhas, mas tenho certeza que tem muita gente na mesma situação. Agora que te ensinei a pescar, é só pegar o peixe! Seguindo essas dicas tenho certeza que você vai chegar no seu objetivo muito mais rápido e com muito mais segurança e organização!

Se este artigo foi de fato útil pra ti, não esquece de deixar um “like”, é só se conectar e clicar na mãozinha aqui em baixo! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão de acréscimo ao artigo, sinta-se super a vontade pra deixar nos comentários. Você também pode me encontrar nas redes sociais para trocar uma ideia ou tirar dúvidas!

written byVitor Régis

Founder & DEV na Evolve. Integralmente, um jovem apaixonado por tecnologia e um espiritualista em busca da evolução e paz interior.

Você também pode gostar...

Notícias em destaque

Quando usar: Gatsby.js & NetlifyCMS

Quando usar: Gatsby.js & NetlifyCMS

O Gatsby para muitos é o futuro da web moderna. Mas quais são os benefícios, como funciona seu ecossistema e quando não usar?

O Guia de Estudos para programadores iniciantes

O Guia de Estudos para programadores iniciantes

Como estudar tudo isso? Como acompanhar tanta informação? Um pouco da minha experiência e dicas.

Upload e compressão de imagens com NodeJS

Upload e compressão de imagens com NodeJS

Como fazer o upload de imagens, e principalmente: como comprimi-las e tratá-las após recebe-las no servidor.

Curva animada
Background de um astronalta na lua com uma flor de lótus alienígena representando a tecnologia inovadora da Evolve Studio

Quer evoluir sua ideia?

E-mail / WhatsApp

Redes Sociais

Logo Evolve Studio

© Evolve Studio 2017 • 2024
Todos os direitos reservados.

Vitor da Evolve StudioGeralmente responde em alguns minutos
Vitor da Evolve Studio

Olá! 👋🏼 Como podemos ajudar você hoje?

17:43